São Domingos de Gusmão (1170-1221) foi um sacerdote espanhol e fundador da Ordem dos Pregadores, mais conhecida como Ordem dos Dominicanos. Ele nasceu em Caleruega, uma cidade da região de Castela, na Espanha, em uma família nobre e religiosa.

São Domingos estudou teologia e filosofia em Palência, e se tornou um padre dedicado ao serviço pastoral e ao estudo das Escrituras. Ele era conhecido por sua vida de oração, penitência e caridade para com os pobres.

Em 1203, São Domingos foi enviado pelo bispo de Osma para participar de uma missão para converter os cátaros, uma seita herética que estava se espalhando pelo sul da França. São Domingos logo percebeu que a pregação não seria suficiente para converter essas pessoas, e decidiu que precisava de uma ordem religiosa dedicada à pregação e à instrução.

Assim, em 1216, ele fundou a Ordem dos Pregadores, que mais tarde ficou conhecida como Ordem dos Dominicanos. Os Dominicanos tinham como objetivo pregar o Evangelho e defender a fé católica contra as heresias que estavam surgindo na época.

São Domingos dedicou o restante de sua vida à promoção da Ordem e à pregação do Evangelho. Ele morreu em 1221, aos 51 anos, na cidade italiana de Bolonha, onde estava estabelecendo uma universidade para seus irmãos dominicanos.

São Domingos é conhecido por sua vida de oração, humildade e caridade, bem como por sua devoção à Virgem Maria e ao Santo Rosário. Ele foi canonizado em 1234 pelo Papa Gregório IX e é celebrado como um santo pela Igreja Católica no dia 8 de agosto. A Ordem dos Dominicanos continua a existir até hoje, e é uma das ordens religiosas mais importantes e influentes da Igreja Católica.

Oração a São Domingos de Gusmão

Ó glorioso São Domingos, fiel imitador de Cristo e apóstolo de Seu Evangelho, eu te saúdo e peço a tua intercessão. Vós, que com zelo apostólico e santidade de vida, pregastes a verdade e combatestes o erro, alcançai para nós a graça de viver sempre na fidelidade à doutrina de Cristo e de professá-la com coragem e constância.

Ó grande patriarca da Ordem dos Pregadores, que dedicastes tua vida à salvação das almas, e que pelo teu zelo e doutrina fundastes a Ordem dos Dominicanos, alcançai para nós uma fé firme, uma esperança viva e uma caridade ardente, para que possamos perseverar na graça de Deus e alcançar a vida eterna.

Ó São Domingos, defensor da verdade e pai dos pobres, intercedei por nós diante de Deus, para que possamos seguir o teu exemplo de humildade, pobreza e caridade, e para que possamos alcançar as graças de que tanto necessitamos.

Amém.